top of page
MUDA ID_oficial2.jpg

SOBRE

 

MUDA é um projeto de ação contra o Assédio nas Artes em Portugal, que propõe um conjunto de atividades junto do setor artístico, de forma a produzir conhecimento, informar e empoderar pessoas profissionais das artes.

Tem como principal objetivo transformar práticas de trabalho que possam potenciar situações de assédio, não consentimento, abusos de poder, manipulação e vitimização.

 

O projeto tem início com a realização de um estudo científico que visa caracterizar a realidade do assédio laboral (sexual e/ou moral) no âmbito das artes performativas e cruzamentos disciplinares em Portugal, identificando a diversidade de manifestações, bem como os seus impactos a nível psicológico e social.

Entre as próximas atividades previstas — atualmente em fase de captação de financiamento — estão a criação de um Manual de Boas Práticas, a promoção de Conversas e a realização de Ações de Formação.

Entre 2019 e 2021, Raquel André e Catarina Vieira reuniram regularmente um grupo de mulheres profissionais das artes para partilharem as suas experiências no setor artístico, com uma abordagem feminista interseccional. Estes encontros permitiram levantar questões urgentes sobre igualdade de género, precariedade, entre outras, bem como identificar algumas ações concretas para dar resposta a esses desafios. Mais importante ainda, criaram um espaço de escuta onde foi possível acolher os primeiros testemunhos sobre experiências de assédio no meio artístico, revelando a necessidade de continuar a questionar e investigar. Estes relatos indicaram que o fenómeno do assédio nas artes é mais amplo do que aquilo que conseguimos analisar empiricamente.

Em dezembro de 2022 e outubro de 2024, a PLATEIA, da qual Sara de Castro e Raquel André fazem parte da direção, organizou, em colaboração com o sindicato CENA-STE, conversas sobre assédio no sector da cultura, nas cidades do Porto e Lisboa. Nessas conversas, participaram profissionais das artes e da cultura, agentes sindicais e a advogada Joana Neto, especialista em Direito do Trabalho.

Com base nas necessidades identificadas, Catarina Vieira, Raquel André e Sara de Castro criaram o projeto MUDA, que conta ainda com o apoio da

Pat Cividanes no design e comunicação, Mafalda Simões na assessoria de imprensa e Missanga na Gestão Financeira.

O estudo científico está a ser realizado por uma equipa multidisciplinar de investigadoras: Ana Bártolo e Isabel Silva (Psicologia), Dália Costa (Sociologia), Joana Neto (Direito do Trabalho).

icon branco.png

_______________

Co-coordenação executiva _
Catarina Vieira
Raquel André
Sara de Castro

 

Design Gráfico e Comunicação_
Pat Cividanes

Assessoria de Imprensa_

Mafalda Simões

Gestão Financeira_

Missanga

 

[ Estudo Científico ]

Co-coordenação do estudo científico_

Ana Bártolo e Isabel Silva

Equipa de investigação científica_

Ana Bártolo
Dália Costa

Joana Neto
Isabel Silva

icon.png

Equipa MUDA
 

Catarina Vieira
Criadora e performer baseada em Lisboa. Mestrado Das Theatre, da Das Graduate School (Amsterdam), como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (2018). Licenciada em Formação de Atores e Encenadores, em 2007, pela Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa). Responsável pela criação: do espetáculo Chego sempre atrasada aos funerais importantes, no Teatro Maria Matos (2018); do projeto Matéria (2019/2024), um estúdio aberto para a partilha de práticas performativas em Lisboa; da criação participativa As canções que cantamos contra os muros que limpamos (2022), em colaboração com Aixa Figini e Josefa Pereira; e de Lugar X (2023-2024), projeto de pesquisa artística em contexto sobre regeneração ecológica. Tem desenvolvido processos de pesquisa situados, a partir do encontro com lugares/ comunidades/ pessoas específicas. Interessada em criar encontros como situações performativas híbridas que questionam e expandem as modalidades de estar juntos. Esta prática propõe muitas vezes um convite à participação, de modo a gerar reflexão sobre gestos coletivos, agência, autonomia, responsabilidade partilhada, conflito e dissidência.

Raquel André
Performer, criadora, professora e investigadora. Atual doutoranda no CET da Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa com orientação de Paula Caspão, Bolseira FCT (2020-2024). Mestre pela UFRJ em Artes da Cena com orientação de Eleonora Fabião, bolseira da Fundação Caloiste Gulbenkian - investigação em Coleccionismo nas Artes Performativas (2016). O projeto de 10 anos – Coleção de Pessoas – é um marco no seu percurso e pensamento nas artes performativas. Uma colecção vasta, multidisciplinar e irrepetível, que reúne 4 projetos: Coleção de Amantes, Coleção de Colecionador_s, Coleção de Artistas e Coleção de Espectador_s. A partir de encontros de um para um, Raquel faz espectáculos, performances, conferências, livros e exposições para criar um arquivo do efémero. Editou e publicou três livros: Coleção de Amantes Vol.I, Coleção de Pessoas e Belonging | E di | Pertenencia | Zugehörigkeit | Pertença | 絆 . Realizou alguns trabalhos de colaboração e criação como Outra Língua, Set The Table, Vamos Falar Sobre; trabalhou com artistas como Bel Garcia, Catarina Vieira, Gisela Casimiro, Cristina Carvalhal, Nádia Yracema, Tita Maravilha, Tiago Cadete, César Augusto, Marco Nanini e Tiago Rodrigues. www.raquelandre.com

                         

Sara de Castro

Atriz profissional desde 1998. Formada na Escola Superior de Teatro e Cinema, e mestranda em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras - UL. Tem trabalhado principalmente em teatro como atriz e criadora. Fez parte da equipa permanente do Teatro O Bando. Nesta estrutura exerceu funções de atriz, coordenação administrativa, coordenação financeira e produção, encenação, formação e direção de atores. Foi nomeada em 2018 para o Prémio Autores da SPA na categoria de Melhor Atriz de Teatro. Foi professora das disciplinas de Dramaturgia e de Técnicas Performativas na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo – Chapitô, onde exerceu também a função de direção pedagógica. Atualmente é professora da disciplina de Voz na ACT – Escola de Atores. É formadora na área da Comunicação em Público. Encenou em 2020 o espetáculo “Madalena”, coproduzido pelo TNDMII, Teatro Viriato e Centro de Arte de Ovar. Em 2021, estreou “Duas Personagens” de Tennessee Williams, onde assumiu a interpretação e direção com Carla Galvão. Dirigiu também Leituras Encenadas no âmbito do projeto Ecole des Maitres no TNDMII. É Diretora de Atores na SP_Televisão - SIC.

Mafalda Simões

Formação: Mestrado em Ciências da Comunicação, especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e Licenciada em Teatro na Universidade de Évora. Teatro e Dança: De 2010 a 2013 coordena o Departamento de Comunicação dos Artistas Unidos. Desde 2014, coordena o Departamento de Comunicação e Produção do Teatro do Eléctrico. Colabora desde 2016 em Assessoria de Imprensa nos espectáculos do criador Tiago Cadete. Desde 2016, coordena a Assessoria de Imprensa dos espectáculos de Rui Neto na LoboMau Produções. Colabora desde 2017 na Assessoria de Imprensa dos espectáculos do criador Rafael Alvarez. Em 2018 e em 2020 é responsável pela Assessoria de Imprensa do Passaporte da Dança e pelo CUMPLICIDADES – Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa. Colaborou pontualmente com a ARTEMREDE em 2018/2019, em 2018 no espectáculo A Manual on Work and Happiness (ARTEMREDE/mala voadora) e em 2018/2019 no MANOBRAS – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas. Desde 2018 que coordena a Assessoria de Imprensa e as Redes Sociais da Mostra de Teatro de Almada. Em 2019 começa a colaborar com o Teatro Aberto na Comunicação e Assessoria de Imprensa de espectáculos. Colabora desde 2020 na Assessoria de Imprensa dos Documentários do realizador Eduardo Breda. Em 2021 começa a colaborar com a Casa da Dança de Almada e no Festival TRANSBORDA - Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada como Assessora de Imprensa. Em 2022 começa a colaborar com a criadora Raquel André no espetáculo Outra Língua e com o Projeto MALACATE, um projeto de intervenção artística na Mina de S. Domingos, ambos em Assessoria de Imprensa.

Pat Cividanes

Artista gráfica, fotógrafa, vídeo-artista e curadora brasileira, residente em Lisboa. Formada em Comunicação e pós graduada em Design Gráfico. É idealizadora e editora da plataforma de arte ANTRO POSITIVO desde 2011. Foi artista residente na Cité Internationale des Arts (Paris/FR) na área de fotografia e indicada ao Prêmio Sergio Motta Arte e Tecnologia (BR). É curadora do “OUTROS Festival de Arte” (www.outros.art), do seminário online “ADIANTE Cultura em Futuros”.
É idealizadora e curadora da 3+8, realizando 4 edições da “Feira de Arte, Impressos e Fotografia 3+8” e o projeto de experimento em colagem “Collage 3+8”, com intercâmbio entre artistas do Brasil e Argentina, com apoio do Goethe Institut América Latina. Produz pesquisa artística autoral em fotografia, colagem, lambe-lambe e vídeo arte. Autora doslivro "Futuro Próximo, Próximo Futuro", e dos fotolivros "T. Óxido" e "Batucada Rua". Artista residente na Casa da Dança de Almada/Portugal (2022/2023) e responsável pela identidade gráfica da TRANSBORDA – Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada desde sua primeira edição. Mantém um estúdio de fotografia, arte e design voltado ao mercado cultural desde 2014. www.patriciacividanes.com.br

 

Missanga

Missanga (Helena Antunes) - Desde cedo se sentiu desafiada pelos números, frequentando a Licenciatura em Matemática, no entanto, foi ligada às artes - na produção, gestão administrativa e financeira - que tem desenvolvido o seu percurso profissional. Colaborou com diversos artistas e Festivais, entre outros - Trovante, Rui Veloso, Madredeus, Festival de Sagres, Filhos da Madrugada, Sons do Mar (1989 a 1996). Fez parte da Unidade de Espectáculos da Expo 98 (1996 a 1999). Entre 2000 e 2018 colaborou com 2 empresas: A primeira, especializada em programas de TV e gravações ao vivo - Auditiv; e a segunda - Puro Audio - em prestação de serviços para os Festivais de Música - SBSR, MEO Sudoeste, NOS Alive, entre outros (2000 a 2018). Desde 2015 que colabora com a The Grape/TGWW destacando os seguintes eventos: Final da Liga dos Campeões (2014 e 2020), Nando’s Indaba UK (2017 e 2018), Web Summit (2018 a 2024). Em 2017 iniciou a sua colaboração com a PerFormAtiva (Ana Pais), sendo responsável pela produção, gestão administrativa e financeira. Com a Artista Raquel André (Efémera - Colecção), colabora desde 2018 fazendo produção, gestão administrativa e financeira. Desde 2021 que apoia a Plutão Camaleão na gestão administrativa e financeira.

Equipa de Investigação Científica 

Ana Bártolo

Doutorada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Aveiro. É Professora Auxiliar da Universidade Portucalense, Investigadora Integrada no RISE-Health e Membro Colaborador do INSIGHT - Centro de Investigação Piaget para o Desenvolvimento Humano e Ecológico. Tem colaborado com a Terceira Pessoa - Associação, como investigadora nos projetos de intervenção artística “Espíritos Livres”, “RadioATIVIDADE” e “Estado Ativo”. A sua atividade profissional tem-se centrado no desenvolvimento e colaboração em projetos focados na promoção da saúde e qualidade de vida das comunidades, com uma atuação mais direta em grupos em vulnerabilidade social. É ainda editora e revisora de diversas revistas científicas de circulação nacional e internacional com arbitragem científica nos domínios da saúde pública. www.cienciavitae.pt/0E1F-D02A-6DFF

Dália Costa

Doutorada em Sociologia da Família (2011). Professora Auxiliar no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), onde leciona desde 1996. Coordenadora da Pós-graduação em Criminologia e Reinserção Social. Cofundadora e investigadora integrada e do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG) e investigadora no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), nos quais coordena e participa em vários projetos de pesquisa, de âmbito nacional ou internacional. Entre os projetos, entre janeiro de 2013 e junho de 2016, foi investigadora principal no Estudo do “Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho”, coordenado pela Professora Catedrática Anália Torres (projeto CIEG, CITE e KS; financiamento EEA-Grants 2009-2014. Programa PT07. https://eeagrants.cig.gov.pt/projetos-pre-definidos/pdp3-assedio-sexual-e-moral-no-local-de-trabalho/). Tem várias publicações (artigos, capítulos de livros e livros), com destaque para: Costa, D. (2022). Consentimento Sexual: Revisitando conceitos a partir da experiência comparada. In M. Távora, & B. Machado (coord.), Violência Sexual e Racismo: Ensaios e Debates interseccionais. Brasília: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. ISBN 978-65-89246-05-3; Costa, D., Torres, A., & Coelho, B. (2020). Sexual Harassment in the Workplace in Portugal: Main Results from One National Study. In B. Grau, & C. Vieira (coord.), Sexualities, Gender and Violence: a view from the Iberian Peninsula (Chapter 11). Col. Human Rights: Contemporary Issues and Perspectives. Nova Publishers; Costa, D., Torres, A., Sant’Ana, H., & Coelho, B. (2018). Sexual and moral harassment at work in the international society. In P. Durán y Lalaguna, M. Morán Blanco, & C. Díaz Barrado (ed.), Sustainable development goals. Goal 5th: gender equality (pp. 491-528). Editorial Aranzadi; Costa, D. (2018). Violência no local de trabalho. Newsletter n.º 2. Igualdade de       Género. Comissão de Mulheres da UGT; Torres, A., Costa, D., Sant’Ana, H., Coelho, B., Sousa, I. (2016). Assédio Sexual e Moral no Local de Trabalho. Lisboa, CITE. Formadora desde 1998 (Certificado de Competências Pedagógicas nº EDF 2888/98 DCR). www.cienciavitae.pt/portal/AA11-F3B7-3F5C

Isabel S. Silva

Doutorada em Psicologia Clínica com especialização em Psicologia da Família e Intervenção Familiar pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Encontra-se a frequentar atualmente o Pós-doutoramento em Psicologia Clínica e da Saúde na Universidade da Beira Interior, Departamento de Psicologia e Ciências da Educação. É Professora Auxiliar e Coordenadora da Licenciatura em Psicologia do Instituto Piaget - ISEIT de Viseu. É Investigadora integrada do INSIGHT - Centro de Investigação Piaget para o Desenvolvimento Humano e Ecológico e membro colaborador do Centre for Functional Ecology-Science for People & the Planet (CFE), TERRA Associate Laboratory, Department of Life Sciences da Universidade de Coimbra. Desde 2019, colabora regularmente com a Terceira Pessoa - Associação em diversos projetos de intervenção artística, como “Cria em Casa”, “Vitamina D” e "MANIFESTA-TE", e investigadora nos projetos “Espíritos Livres”, “RadioATIVIDADE” e “Estado Ativo”. Tem desenvolvido dinâmicas de investigação-ação em áreas relacionadas com a intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias, promoção da participação, cidadania ativa e a inclusão de grupos vulneráveis. www.cienciavitae.pt//pt/A312-AD36-F764

Joana Neto

Docente de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona do Porto e da Escola de Direito da Universidade do Minho. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, pós-graduada em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, mestre em Direito do Trabalho e das Empresa pelo ISCTE-IUL. Advogada. Assessora parlamentar nas áreas do trabalho e da segurança social de dezembro de 2015 a 2021. Doutorada em Direito, na vertente de Ciências Jurídico-Privatísticas, pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Publicou, entre outras obras e artigos referentes ao regime jurídico laboral dos profissionais da cultura, o artigo «Deficiência, doença e assédio laboral: ligações perigosas?», Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Manuel Pita, Almedina, pp. 251-286, 2022. Fez teatro amador universitário e na Compagnie de la Cour, um grupo de teatro inclusivo de Bruxelas. Colabora com o projeto contracenas da Coffeepaste - O portal da comunidade das artes. www.cienciavitae.pt/portal/en/2F1D-0D5D-042F

bottom of page